As emissõpes de dióxido de carbono, da queima de combustíveis fósseis e da agricultura industrial são as principais causas das mudanças climáticas. Mas remover o CO2 da atmosfera em temperaturas padrão requer muita energia e dinheiro e ter sido uma solução pouco utilizada por governos e empresas.
“O carbono confela a uma temperatura de menos 80 graus (Celsius), e o único lugar onde podemos encontrar carbono em uma temperatura próxima a essa fica 15 quilômetros acima das nossas cabeças”, diz executivo.
A empresa testou seu sistema em pequena escala, diz Mansdorf, lançando balões cheios de gás com uma caixa que serve como dispositivo de captura de carbono abaixo desses balões.
O carbono confelado é separado do ar para ser trazido de volta à terra e pode ser reciclado.
A empresa pretende construir balões maiores dentro de dois anos, cada um podendo remover uma tonelada de carbono por dia a um custo abaixo de US$100, muito aquém do valor aplicado em instalações terrestres que tem a mesma missão, disse Mansdorf.
Com a colaboração de Lee Marzel, da Reuters
FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/baloes-sao-a-nova-solucao-para-capturar-carbono-na-atmosfera-e-a-baixo-custo/