Blog

Engenheiros que solucionam crimes: nicho de mercado.

Primeiramente, sabemos que o profissional de Engenharia chega ao mercado com inúmeras possibilidades de campo de atuação. Alguns desses nichos de mercado são mais conhecidos por todos mas exsite um que grande parte das pessoas não sabe 

 

A área de Peritos Criminais Engenheiros é ampla, podendo ter profissionais do setor de Civil, Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Química. Você sabe quais as possibilidades de trabalho para essa profissão? 

O QUE FAZ UM PERITO CRIMINAL ENGENHEIRO?

Primeiramente, diferente do que muita gente acredita, o setor da perícia criminal precisa sim de profissionais da Engenharia. Eles são responsáveis pela parte técnico-científica para análise dos fatores que estão sendo investigados. O campo de atuaçao, abrange exames "in loco" e em laboratórios executando laudos periciais e complementando exames técnicos com seu conchecimento. 

 

PERITO CRIMINAL ENGENHEIRO CIVIL

Para os Engenheiros Civis, além de diversas ocorrências externas para levantamento de dados, coletas de vestígios para elaborar laudos, há a necessidade de um conhecimento técnico aprimorado em análise de campo. Esse profissional atende diversas ocorrências de rupturas estruturais, desabamentos, incêndios, além disso pode acompanhar levantamentos topográficos de áreas onde crimes aconteceram. 

 

PERITO CRIMINAL ENGENHEIRO ELETRICISTA 

Nesse caso, temos o profissional atuando em três modalidades principais de ocorrência: vida, trânsito e patrimônio. Fazem enormes contribuções em casos por exemplo de crimes que envolvam internet. 

 

COMO INGRESSAR NESSA ÁREA!

Antes de tudo, o profissional precisa estar devidamente habilitado para exercer as competências técnicas e portado de um diploma em Engenharia reconhecido pelo MEC. Além disso, para trabalhar na área, necessita de um concurso público.

As vagas disponíveis dependem a necessidade do órgão, mas algumas regiões solicitam que o profissional seja formado em qulquer Engenharia. VAle ressaltar que esses concursos possuem salários bem atrativos, de até 15 mil reais. 

 

Você conhecia esta área? Se você se interessou, basta procurar os concursos pelo Brasil inteiro. Sempre divulgam várias vagas para esses profissionais. 

 

FONTE: https://blogdaengenharia.com/