Blog

Saiba qual diesel utilizar em seu equipamento e as suas principais diferenças

É importante saber qual diesel utilizar em sua máquina pesada, para que o funcionamento seja adequado e não haja danos ao equipamento. O principal fator a ser levado em conta é o tipo de combustível recomendado para  a sua máquina.

Atualmente, os combustíveis a diesel dos tipos S10 e S500 são os mais recomendados para uso em equipamentos com alta exigência produtiva, como tratores, caminhões e outros veículos industrializados, pois apresentam  melhores resultados que os tipos anteriores de óleo diesel. 

Para facilitar o seu entendimento, hoje iremos explicar quais são as principais diferenças entre estes combustíveis e em quais equipamentos eles devem ser utilizados. Acompanhe com a gente e descubra!

Principais diferenças entre o diesel S10 e o S500 

A letra S sempre significará a presença de enxofre no óleo diesel.

O diesel S10 é o mais indicado para uso em equipamentos, pois além de ter um rendimento elevado, apresenta baixos teores de enxofre e compostos aromáticos, sendo encontradas 10 partículas de enxofre para cada milhão de partículas de diesel. Além disso, possui uma melhor aditivação que proporciona os rendimentos necessários e é menos poluente.

Por isso, recomenda-se que você utilize esse combustível na manutenção da sua frota, sendo compatível com todos os tipos de motores com injeção eletrônica  ou injeção mecânica

Na linha CASE, você pode usar o S10  em equipamentos como: Pá-carregadeira da linha 21E, escavadeiras, motoniveladoras e em tratores de esteiras. 

Já o diesel S500, deverá sempre ser utilizado  nas máquinas com motores com injeção mecânica. Pouco mais poluente,seu uso proporciona melhor desempenho nesses motores, mais economia de combustível, e com uma significativa presença de enxofre na proporção de 500 partículas de enxofre para cada milhão de partículas de diesel. 

Você também pode adquirir equipamentos da linha CASE que utilizam o diesel S500 como: Pá-carregadeira W20F, retroescavadeiras e minicarregadeiras.

 

Cuidados com equipamentos 

A introdução do  biodiesel na composição do óleo diesel  é uma boa alternativa para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. O biodiesel  pode ser produzido a partir de vários tipos de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais.

Ao final do dia, é recomendado que seja abastecido o seu equipamento, onde não existirá espaço vazio dentro do tanque, evitando assim a condensação interna na sua máquina. Esse procedimento evitará a concentração de água no tanque do equipamento.

A drenagem do filtro para eliminar a água deve ser realizada diariamente antes de começar a utilizar o seu equipamento para garantir a perfeita lubrificação dos componentes de injeção de combustível. 

Além disso, a drenagem do tanque também é  fundamental para eliminar toda a água existente, evitando assim o acúmulo de bactérias produzidas pelas partículas vivas do biodiesel. 

Se estiver utilizando qualquer um dos combustíveis e houver necessidade de mudança, lembre-se sempre de esvaziar o tanque evitando a mistura dos dois tipos! 

Uma dica importante: Prefira sempre o S10 nos casos de abastecimento diário ou quando houver rotatividade do óleo contido no tanque. O diesel é perecível e deve-se evitar a utilização após estocado por mais de 15 dias.

Também recomendamos a utilização do biocida Action-Oil a cada 250 horas, evitando a proliferação de bactérias no interior do tanque.

A Technico oferece diversas linhas de máquinas para que traga ainda mais produtividade em suas atividades diárias.

Temos diversas soluções para seus equipamentos, assim como a troca de peças, manutenção e outros produtos que ajudarão no seu desempenho

 

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça nossos serviços e condições de compras especiais para você!