Blog

Qual tipo de pneu ideal para cada máquina da sua frota? Entenda as diferenças na hora de realizar uma compra

Para garantir o desempenho máximo de seu equipamento, é muito importante saber qual o tipo de pneu ideal para utilizar em suas operações. 

Entender essas diferenças antes de realizar a compra será fundamental para garantir a segurança em sua condução. 

 

Neste artigo, falaremos sobre os tipos de pneus que são utilizados em cada tipo de máquina, e quais são as principais características que entre elas. Além disso, falaremos sobre a importância de realizar o serviço de manutenção preventiva e corretiva em peças similares. Acompanhe com a gente e descubra!

Identifique o modelo correto do pneu de sua máquina pesada e suas funções

Buscando manter um padrão prático de identificação de pneus de máquinas pesadas para seus usuários, a ALAPA (Associação Latino Americana de Pneus e Aros), a ETRTO (European Tyre and Rim Technical Organization) e a TRA (Tire and Rim Association) estabeleceram códigos para os fabricantes de pneus e aros utilizarem em seus itens a fim de categorizá-los de forma eficiente. 

Tais códigos identificam os pneus de acordo com o seu tipo de serviço, banda de rolagem e profundidade de banda de rolagem. Descubra abaixo quais as suas nomenclaturas:

 

- Pneus com o código “G”, Grader (Máquinas niveladoras): feito para aplicações de motoniveladoras com velocidade máxima de até 40km/h, sem limite de distância.
- Pneus com código “L”, Loader (Máquinas Carregadoras): ideal para pás carregadeiras e tratores de rodas, atingindo a velocidade máxima de 10 km/h, tendo um limite de distância de até 152 m por cada ciclo.

- Pneus com código “E”, Earthmover (Máquinas de terraplanagem): indicado para indicado para caminhões, atingindo uma velocidade máxima de 50km/h.

- Pneus com código “C”, Compactor Roller (Máquinas compactadoras): recomendado para compactadores com velocidade máxima de 10 km/h.

- Pneus com código “S” Skid Skeeter: indicado para mini carregadeiras e retroescavadeiras com velocidade máxima de 8 km/h.

 

Você sabia que o financiamento de máquinas é uma boa alternativa para quem busca investir de forma equilibrada? Ficou curioso(a)? Baixe agora mesmo nosso ebook "Tudo que você precisa saber sobre financiamento de máquinas pesadas” e descubra mais com nossas dicas.


 

Verifique o índice de durabilidade do seu pneu

Uma forma eficiente para medir a durabilidade do seu pneu é utilizando o método treadwear. A medição é feita ao olhar na lateral do pneu, onde estará indicando o valor que pode variar de 60 a 620

Quanto maior for o número maior será a durabilidade, avaliando as condições gerais, e tendo o 100 como referência de qualidade. Ou seja, caso você tenha um veículo em sua frota com o treadwear de 60, ele irá desgastar-se 40% mais rápido. 

 

Avalie o circuito de uso do seu equipamento

Para avaliar a gestão de rota de um veículo de sua frota, será necessário entender qual circuito ele percorre diariamente, buscando monitorar a resistência e o desgaste de seu pneu. 

Existem operações que podem exigir cada vez mais do uso de seu equipamento na rotina de atividades, portanto analise sempre o trajeto mais fácil para a condução destas máquinas, evitando assim a troca de pneus constante. 

Não faça deslocamentos desnecessários com o seu equipamento. Evite desgastes de pneus sem que esteja efetuando uma operação produtiva. Ao efetuar deslocamentos de longa distância, utilize um caminhão prancha. 

 

Gostou do nosso artigo? Temos um material exclusivo para você! Baixe gratuitamente nosso ebook “Tudo que você precisa saber sobre financiamento de máquinas pesadas” e saiba como financiar o seu equipamento sem dores de cabeça!

 



A Technico dispõe de serviços especializados para troca de pneus para a sua máquina pesada, trabalhando com marcas que são referência no mercado. 

A manutenção preventiva e corretiva também será fundamental para que a sua frota esteja sempre em dia, trazendo mais desempenho para suas máquinas e reduzindo custos operacionais de sua empresa.

 

Entre em contato com um de nossos profissionais e descubra qual o modelo de pneu ideal para o seu equipamento!